As principais festas do São João do Nordeste reuniram mais de 5 milhões de pessoas. É mais ou menos uns 6 Rock in Rio.

As principais festas do São João do Nordeste reuniram mais de 5 milhões de pessoas. É mais ou menos uns 6 Rock in Rio.

Print

 

As festas de São João do Nordeste são bem mais fortes que o próprio carnaval. Não só pelo tempo de duração, com festas acontecendo em diversas cidades e durante todo o mês de junho, mas também pela sua amplitude cultural. As festividades de São João, abordam desde a religiosidade passando pela gastronomia, artes, danças e principalmente a música.

Já há alguns anos, observamos uma mistura musical e cultural nas principais festas, onde o forró começa a se mesclar com o sertanejo, tecnobrega e outros ritmos que estão em ascensão. Neste ano, até a música eletrônica ganhou destaque, com shows do DJ Alok no Pátio do Forró de Caruaru.

Outra característica do São João do Nordeste é a sua pulverização, pois as festividades acontecem em dezenas de cidades. E em cada local as programações acontecem em polos com apresentações que vão desde as mais tradicionais bandas de forró pé de serra, passando pelos concursos e competições de quadrilhas até os principais palcos com shows das bandas do momento. Agora em 2017, a equipe da Hagua rodou alguns milhares de quilômetros para coordenar ações que aconteceram em diversas cidades desde Patos, no interior da Paraíba, até a Ilha de Fernando de Noronha. Para termos uma ideia, se reunirmos o público presente nas festas de Campina Grande, Caruaru, Patos e Arco Verde, chegaremos a um número superior a 5 milhões de pessoas. É mais ou menos uns 6 Rock in Rio.

Por isso, o São João é a principal plataforma para as marcas falarem diretamente com os consumidores do nordeste.

E para tanto, os planos que a Hagua executa neste período de São João, integram todos os meios de comunicação on/off com ações promocionais e operações robustas de trademarketing. Para se ter sucesso nos investimentos realizados em patrocínios e ações de branding é necessário garantir a distribuição e a perfeita execução no ponto de venda.

E como destaque, vale conhecer uma das ações mais divertidas que fizemos neste ano. Devido ao sucesso do ano anterior, realizamos novamente a ação “Coma bem que a beleza vem” para a marca Coqueiro da Camil. A ação aconteceu no palco principal do São João de Caruaru e contou com a presença da Fitdance (grupo baiano de dança com mais de 4.5 milhões de seguidores no Youtube) que colocou todo mundo para dançar o jingle que criamos para a marca. Veja abaixo o vídeo case da ação que começou no digital e foi parar no palco.

Quer aprender a coreografia da Coqueiro? Assista ao vídeo criado pela FitDance.

Link do artigo(LinkedIn): https://goo.gl/E4C7kU

Autor: Hamilton Mattos, Sócio Diretor da Agência Hagua.

Foto: Lucas Gomes.